carregando...

Ministro STM

General de Exército Carlos Alberto Cabral Ribeiro

23 de março de 2023

Nascimento – 14 de setembro de 1915, em Fortaleza – CE.

Filiação – Alexandre de Souza Ribeiro e Maria Costa Cabral Ribeiro.

Formação e atividades principais – Sentou praça em 18 de abril de 1932, Aspirante a Oficial a 29 de dezembro de 1934, Segundo-Tenente a 12 de setembro de 1935, Primeiro- Tenente a 3 de maio de 1937, Capitão a 9 de outubro de 1942, Major a 25 de junho de 1951, Tenente-Coronel a 25 de março de 1955, Coronel a 25 de agosto de 1961, General de Brigada a 25 de março de 1967, General de Divisão a 25 de novembro de 1972, General de Exército a 25 de novembro de 1976. Realizou os seguintes cursos: Colégio Militar do Ceará; Infantaria – Escola Militar do Realengo; Motomecanização – Escola de Motomecanização; Aperfeiçoamento – Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; “Regular Basic”, Infantry School – Fort Benning USA; Curso de Comando e Estado-Maior do Exército – Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; Superior de Guerra – Escola Superior de Guerra. Exerceu dentre outras, as seguintes funções: Instrutor da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; Instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; Comandante do 4º RI e Guarnição de Quitaúna – SP; Adido do Exército junto à Embaixada do Brasil na Argentina; Comandante de Infantaria Divisionária da 1ª Região Militar; Diretor de Patrimônio do Exército; Comandante da 2ª Brigada de Infantaria; Chefe do Estado-Maior do I Exército; Comandante da 1ª Brigada de Infantaria Motorizada; Comandante da 7ª Região Militar e 7ª Divisão do Exército; Subchefe do Estado-Maior do Exército; Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército; Chefe do Departamento Geral do Pessoal; Vice-Presidente Nacional da Campanha Nacional das Escolas da Comunidade – CNEC.

Condecorações – Medalha de membro efetivo da 1ª Jornada do serviço de saúde da Aeronáutica; Medalha do I Congresso Brasileiro de Medicina Militar; Medalha Cultural e Comemorativa da Transladação dos Despojos da Imperatriz Leopoldina; Medalha Hannemaniana; Medalha Marechal Caetano de Faria – Bronze; Medalha Comemorativa da Semana do Exército; Medalha Eustáquio Gomes de Melo – Prefeitura Municipal de Maceió – AL; Medalha Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais; Medalha de Prata – Campanha Hidroelétrica do São Francisco; Medalha Comemorativa do 1º Centenário de Nascimento de Alberto Santos Dumont; Medalha do Mérito Cidade de Recife – Classe Ouro; Medalha do Mérito Pernambucano – Classe Ouro; Título de Cidadão Natalense, Natal – RN; Ordem do Mérito Naval – Grande Oficial; Ordem do Mérito Militar – Grã-Cruz; Ordem do Mérito Aeronáutico – Grande Oficial; Ordem do Rio Branco – Grã-Cruz; Ordem do Mérito Judiciário Militar – Grã-Cruz; Medalha de Platina com Passador de Platina; Medalha de Guerra; Medalha do Pacificador; Medalha do Mérito Santos Dumont; Medalha Mérito Tamandaré; Medalha Marechal Hermes, com uma coroa; Medalha da “Ordem de Mayo al Mérito Militar” – grau de Comendador – República Argentina. Atividades no STM – Nomeado Ministro do Superior Tribunal Militar, por decreto de 02 de setembro de 1977, publicado no Diário Oficial da mesma data. Tomou posse e entrou em exercício no dia 07 de outubro do mesmo ano.

Comissões – Concurso Público para Advogado-de-Ofício da Justiça Militar – Membro, 1983; Regimento Interno – Suplente, 1981 e Presidente, 1983. Foi casado com Ilka de Figueiredo Cabral Ribeiro.

Falecimento – 30 de setembro de 1984, em Brasília – DF.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BRASIL: Superior Tribunal Militar. Diretoria de Documentação e Gestão do Conhecimento. Coletânea de informações: Carlos Alberto Cabral Ribeiro. Brasília, DF, 2019. Arquivos disponíveis na Seção de Museu.



Documentos associados à esse Ministro

Conheça todos os Ministros do STM

Newsletter.

Assine e receba os conteúdos no seu e-mail.