Tenente-Brigadeiro do Ar Honório Pinto Pereira de Magalhães Neto
Nascimento – 14 de julho de 1915, na cidade do Rio de Janeiro – RJ.
Filiação – Honório Pinto Pereira de Magalhães e de Alzira Rosa de Magalhães.
Formação e atividades principais – Assentou praça em 1932 na Escola Naval no Rio de Janeiro, sendo declarado Guarda-Marinha em fevereiro de 1936. Promovido a Segundo-Tenente em fevereiro de 1937 e a Primeiro-Tenente em agosto de 1938; tornou-se Oficial-Aviador naval do quadro ordinário da Armada em 1940, transferindo-se para a Força Aérea Brasileira (FAB) quando da criação do Ministério da Aeronáutica em janeiro de 1941. Capitão-Aviador em dezembro desse ano; foi promovido a Major-Aviador em janeiro de 1945; Tenente-Coronel em setembro de 1950; Coronel-Aviador em janeiro de 1958; Brigadeiro em abril de 1965; Major-Brigadeiro-do-Ar em abril de 1969 e Tenente-Brigadeiro-do-Ar em 1974.
Durante sua carreira militar fez os seguintes cursos: aviador naval, tática aérea, aperfeiçoamento de oficiais da Aeronáutica, superior de comando, Estado-Maior, suprimentos Supepy Officer (básico e avançado) – esses nos Estados Unidos – e Superior de Guerra.
Exerceu várias funções, dentre elas as de Ajudante de Divisão do encouraçado São Paulo e no Cruzador Bahia; Chefe de Comunicações da Escola de Aviação Naval no Rio de Janeiro; Fiscal Administrativo e Comandante Interino da Base Aérea de Florianópolis; Chefe de Ensino dos departamentos de pessoal e administrativo na escola de Especialistas da Aeronáutica. Foi Chefe da 1ª Divisão e Assistente da Inspetoria do Estado-Maior da Aeronáutica; membro do Conselho Nacional de Petróleo; Chefe de Divisão e Agente Diretor da Diretoria de Rotas Aéreas; chefe do núcleo de comando dos serviços de Apoio Militar e Comandante do Comando de Apoio Militar.
Atividades no STM – Nomeado Ministro do Superior Tribunal Militar por decreto de 22 de março de 1974, publicado no Diário Oficial de 27 do mesmo mês. Tomou posse e entrou em exercício no dia 17 de maio do mesmo ano.
Aposentou-se conforme decreto de 25 de outubro de 1976, publicado no Diário Oficial, Seção I, do dia seguinte.
Era casado com Arlete Guterres de Magalhães.
Falecimento – 11 de outubro de 1991, no Rio de Janeiro – RJ.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BELOCH, Israel (Coord.). Dicionário histórico-biográfico brasileiro: 1930-1983. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1984. v. 3, p. 2041.
BRASIL. Superior Tribunal Militar. Diretoria de Documentação e Gestão do Conhecimento. Coletânea de informações: Honório Pinto Pereira de Magalhães Neto. Brasília, DF, 2019. Arquivos disponíveis na Seção de Museu.
Documentos associados à esse Ministro
Conheça todos os Ministros do STM